PRÉ-REQUISITOS
PARA SER ADMITIDO NO CLUBE DE AVENTUREIRO
Os
pré-requisitos para ser aceito como membro, no Clube de Aventureiros, e receber
o lenço simples de Aventureiros são estes:
1. Ter
entre 6 e 9 anos de idade.
2.
Estar participando do clube há pelo menos três meses e ser pontual às reuniões.
3.
Estar disposto a cooperar, obedecer e participar das atividades do clube.
4. Ter
o apoio e acompanhamento dos pais ou responsáveis.
5. Ter
o uniforme oficial e cuidar bem dele.
6.
Decorar o Voto e a Lei dos Aventureiros.
7.
Conhecer o Hino e a Bandeira dos Aventureiros.
8. Ter
iniciado a leitura dos livros do Clube de Leitura.
O
Clube dos Aventureiros adotou dois ideais para identificar o tipo de pessoa que
se envolve em sua organização: o Voto e a Lei do Aventureiro.
Princípios
são como os amigos – não precisam ser muitos, mas devem ser os melhores possíveis.
Os melhores princípios possíveis são simples, curtos, objetivos, mas desafiadores,
requerendo elevados padrões pessoais de quem se disponha a abraçá-los.
É
importante ressaltar que os ideais de que estamos falando não são “Ideais das Crianças”
do Clube de Aventureiros – são os ideais de todos os Aventureiros, em geral,
não importa sua idade ou função.
O
Voto dos Aventureiros é uma promessa especial, que precisa ser muito bem
compreendida, antes de podermos proferi-la e vivê-la – vamos estudá-la
profundamente,
neste capítulo.
Isso
é importante porque, como um Princípio de nossa organização, o Voto vai
determinar nosso modo de viver e conviver, dentro do contexto do Clube de
Aventureiros e, (para além dele), em todos os nossos outros relacionamentos.
Vamos esmiuçar o voto e a lei, para entender cada um dos pedacinhos que os
compõem:
O VOTO DO AVENTUREIRO:
“Por
amor a Jesus, farei sempre o meu melhor.”
A LEI DO AVENTUREIRO
“Jesus
me ajuda a ser: Obediente, puro, reverente, bondoso e colaborador”.
POSIÇÃO
PARA O VOTO
No
novo Regulamento de Uniformes da DSA, contém as orientações quanto a posição
para o Voto.
Para recitar o Voto em uma programação, atividade,
etc., toma-se a posição de sentido. Aquele que estiver responsável de conduzir
o Voto diz: PARA O VOTO, POSIÇÃO! E todos tomam a posição de
MARANATA em silêncio.
Esta saudação é composta de um gesto e atitude. Na
posição de sentido levantar o antebraço direito, mão espalmada, dedos unidos,
polegar recolhido à palma da mão. Os quatro dedos significam: Amar, Anunciar,
Apressar e Aguardar a volta de Cristo. Polegar recolhido: Nossa reverência
diante da presença de Deus.
O antebraço se desloca lateralmente em relação ao
corpo, ficando perfeitamente paralelo ao corpo. A mão fica à altura do rosto, o
ângulo entre o braço e o antebraço é de 450.
Quando finalizar o voto, aquele que estiver
responsável diz: DESCANSAR POSIÇÃO!
Na
hora dos ideais deve-se lembrar que somente o voto é feito na posição de MARANATA.
Depois de proferido o voto, não existe mais comando a ser dado. Simplesmente a
mão retorna à sua posição original sem comando e sem bater na perna. Os demais
ideais são feitos em posição normal.
Geralmente esta saudação é usada como forma de parabenizar
aqueles aventureiros após serem investidos em cerimônias de investiduras. Quando
usado (e deveria ser usado mais frequentemente) como saudação, toma-se a
posição e então diz: MARANATA! A contra senha seria: O SENHOR LOGO VEM!
BANDEIRA DOS AVENTUREIROS
A
bandeira dos Aventureiros é muito simples. Ela contém o símbolo internacional
dos Aventureiros no centro, indicando que o foco principal do Clube é o
desenvolvimento das crianças através das Classes de Abelhinhas Laboriosas,
Luminares, Edificadores e Mãos Ajudadoras.
A
Bandeira é composta, ainda, de mais um elemento: o nome do Clube a que
pertence.
Deve ser bordado ou pintado o nome do clube, em seu canto inferior direito.
HINO DOS AVENTUREIROS
O
Hino oficial dos Aventureiros, para a América do Sul e para o resto do mundo,
foi composto em 1995 pelo Pastor Wanderson Paiva. Inicialmente foi preparado
para ser cantado pelo clube do IAP (Instituto Adventista Paranaense), em Ivatuba,
estado do Paraná. Os clubes de aventureiros estavam apenas começando e ainda
não existia uma música que representasse seus ideais.
O
Pr. Wanderson era o Diretor do Departamento de Música do IAP e, atendendo a um
pedido dos líderes do Clube, aceitou o desafio. Descrevendo como tudo aconteceu
ele diz: “Tomei um tempo para ler e estudar atentamente os ideais e objetivos
dos Aventureiros. Em seguida, deixei passar um tempo para que todas as palavras
encontrassem a sequência mais lógica possível dentro daquilo que se esperava de
uma canção para os Aventureiros. Lembrei-me dos meus tempos de membro do Clube
de Desbravadores, bem como, do orgulho com o qual cantava o Hino dos
Desbravadores e participava de todas as atividades do Clube. Então com muita
oração, pedi que Deus me usasse para compor uma música que pudesse transferir
para os pequenos Aventureiros esta mesma experiência”.
Somos aventureiros
alegres
Que confiam no amigo
Jesus.
Aprendemos que sempre
devemos
Ser pra todos um brilho
da Luz.
Descobrimos em tudo a
beleza,
E o amor de um Deus
criador.
E amando a Cristo
faremos
Maravilhas ao nosso
redor.
O
Hino dos Aventureiros deve ser cantado sempre que possível, nas reuniões
oficiais das
crianças e adultos, ligados ao Clube. Isso será uma contínua recordação
dos ideais.
Veja a letra do Hino dos Aventureiros com sifras
Escute o Hino dos Aventureiros em Vídeo
Faça o download
do Play Back do Hino dos Aventureiros
CLUBE DE LEITURA DO CLUBE DE AVENTUREIROS
O clube de leitura é muito
importância dentro do Clube de Aventureiros, ele faz parte dos requisitos das
classes, começa nos Requisitos Básicos (primeira trilha do currículo a qual os
Aventureiros aspirantes precisam cumprir para receber o lenço de Aventureiros)
e seque as outras trilhas a medida em que elas forem vendo os assuntos em que
aqueles livros vão ajudar dando um melhor suporte para compreensão do assunto
estudados nas classes, exemplo: Quando na Classe de Edificadores estiver sendo
dado a especialidades de FLORES, eles então deverão ler o livro Meus Amigos
da Natureza Flores.
Neste clube os livros são
selecionados por assuntos e seguem a linha: NATUREZA (tem o objetivo de encucar na criança a importância e o
respeito pelo mundo que Deus criou), AMIGOS
E FAMÍLIA (tem o objetivo de ensinar o valor da família e dos amigos), CIENTIFICO (tem objetivo direto de
ensinar que Deus é o nosso criador) e LIÇÃO
MORAL (tem o interesse de ensinar valores morais através das diversas histórias,
sejam elas bíblicas ou de fundo moral).
O período de leitura poderá ser
semanal começando no clube, continua em casa e termina com o conselheiro. A
cada semana a criança recebe um novo livro, na devolução do atual a criança
relata verbalmente e através do preenchimento de um questionário relacionado ao
conteúdo do livro, o que mais gostou do livro, procurando-se sempre incentivar
o lado positivo.
Os requisitos de leitura das Classes
são relacionados diretamente aos tópicos que as crianças deverão cobrir no
currículo dos Aventureiros. (Cada Divisão poderá selecionar e recomendar livros
simples para serem usados para o cumprimento desses requisitos).
O quadro abaixo mostra um
mapa do Curso de Leitura, ele serve como modelo, podendo ser modificado desde
que siga os critérios sugeridos acima.
No final da Classe o
Aventureiro deverá receber um Certificado de Leitura dos livros lidos.
1.
CURSO DE LEITURA PARA AVENTUREIROS
MAPA
SEMI-PERMANENTE
ABELHINHAS
LABORIOSAS
|
LUMINARES
|
EDIFICADORES
|
MÃOS
AJUDADORAS
|
|
MATERIAL
DE
USO PRÓPRIO |
-Bíblia
para Crianças (CPB)
-Minha
Biblinha (Ed. Mundo Cristão)
-Meus
Amigos da Bíblia (CPB)
|
-
Bíblia
|
-
Bíblia
|
|
NATUREZA
E
ECOLOGIA |
- A Abelha e o Mel
|
-
Série: Meus Amigos da Natureza AVES
|
-
Série: Meus Amigos da Natureza FLORES
|
- O Poder da Criança Que Ora
|
AMIGOS
E
FAMÌLIA |
||||
CIENTÍFICO
|
||||
LIÇÃO
MORAL
|
- Macaco Queco
|
- Fiz o Que Pude
|
O clube de Aventureiros deve ter uma biblioteca contendo todos os
livros do Clube de Leitura, as literaturas devem ser carimbados e
registrados no Livro de secretaria(Controle de Patrimônio) especifico para este
fim. Confeccione também envelopes em papel sulfite e cole no final do livro, na
contracapa. Faça fichas para serem colocadas dentro destes envelopes. Esta
ficha deve conter o nome do livro e o autor e abaixo linhas para anotar o nome
da pessoa a quem o livro foi emprestado e a data na qual deverá ser devolvido. Ao emprestar o livro preencha esta ficha e fique
com ela, para seu controle. Ao livro ser devolvido, guarde a ficha no envelope
que está na contracapa até o próximo empréstimo.
2. OBJETIVOS DO CURSO DE LEITURA PARA
AVENTUREIROS
1.
Familiarizar-se
com os livros / literatura cristã ou instrutiva, de molde a acostuma-la com
leituras de conteúdo positivo
2.
Desenvolver
o gosto pela leitura em si, como uma alternativa de instrução e de lazer, em
face de outras opções como televisão, vídeo game, etc.
3.
Equipar
gradualmente a criança com material bíblico de sua própria propriedade, de
modo a que ele vá anotando as
descobertas bíblicas que fizer, se apropriando, destas verdades, lhe dando uma
experiência religiosa de cunho pessoal.
4.
Incrementar
gradativamente, de maneira contínua e constante, o grau de complexidade e o
tempo gasto com a leitura, de molde a fazer com que a criança mantenha o seu
desenvolvimento também na leitura.
3. CRITÉRIOS PARA A ESCOLHA DE
LITERATURA
Há muitos livros excelentes relativos
aos assuntos abrangidos pelo currículo dos Aventureiros. A seguir, alguns
princípios úteis para avaliar os livros:
- Aplicável à vida real - O livro deve apresentar um
retrato fiel da realidade. Não deve ser demasia do trivial, sentimental ou
excitante.
- Valores eternos - Um bom livro ajuda as crianças
a compreenderem Deus, a natureza humana, ou as obras da Criação, sem
parecer ser doutrinário e apelativo. Deve incrementar o entendimento da
criança em algum dos seguintes aspectos: o amor de Deus e a sua relação
com o ser humano, relações saudáveis entre pessoas, a natureza e a como
ser seus sábios mordomos (sem ser dogmáticos, de forma apropriada para
idade infantil)
- Moralidade positiva - O mal e o pecado são
reconhecidos como tais, e recebem sua justa recompensa. O bem deve ser
colocado como modelo e meta para as crianças. Linguagem torpe, sexo e
violência imprópria não têm lugar num livro para as crianças.
- Interessante - O livro deve ser algum que o
adulto também aprecie ler. (A maior parte dos bons livros infantis são
também apreciados pelos adultos.) Se um adulto não o aprecia, é muito
improvável que a criança irá - ou deverá apreciá-lo. Tanto para crianças
como para pais. (precisamos lembrar que em alguns casos pai ou a mãe lerão
o livro junto com a criança). Se os familiares acharem o livro chato,
diminui a chance de que leiam para a criança. Por outro lado, raros são os
livros infantis que um adulto não gosta, e que uma criança apreciaria.
Assim leia pessoalmente o livro antes de recomendar, e se quiser ser mais
específico faça um teste com algumas crianças.
- Nível apropriado - Nível adequado para idade
mental, fluência na leitura, vocabulário, grau de escolaridade, (também
figuras e material de confecção do livro adequados a todos estes itens
anteriores). Um bom livro irá corresponder ao nível infantil de capacidade
de leitura, sofisticação e interesse.
- Evitar dupla mensagem (conceitos conflitantes ou
disfarçados): Quando tratando de assuntos reais, não mistura-los com
fantasias. Quando tratando de parábolas ou histórias de fundo moral, não
colocar animais ou plantas se comunicando com seres humanos (dá ideia de
magia, panteísmo)
4.
DICAS DE ENSINO
- Um pai, professor,líder, Aventureiro mais
velho, ou avô, poderão ler para a criança.
- O diretor deve enviar para os pais uma carta
explicando sobre o funcionamento do Clube de leitura e pedindo a participação
dos mesmos. No final desse material tem um modelo desta carta.
- Há
disponíveis muitos bons livros de história que tratam dos tópicos num ângulo
verdadeiro e favorável. Todo livro novo deve ser lido cuidadosamente para se
verificar se será apropriado e se está de acordo com as crenças e padrões
cristãos.
5.
AVALIAÇÃO
Como sugestão para fixar a história lida, as crianças poderão responder um
questionário correspondente ao assunto de cada livro lido; ou então contarão a
história de cada livro ao seu conselheiro, para que este transcreva-o na folha
de resumo e entregue para a secretária do Clube de Aventureiros anexar na pasta individual junto com as
outras atividades do Aventureiro. Esta pasta deverá ser devolvida a criança
quando esta concluir a Classe.
..................................................................................................................
LIVRO DO ANO PARA AVENTUREIROS
É preciso que
fique claro para não confundir: o "Livro do Ano para
Aventureiros" não faz parte do Clube de Leitura, este livro é
independente, e não está relacionado necessariamente as classes do Clube de
Aventureiros. Sua leitura é apenas uma sugestão, enquanto que os livros que
fazem parte do Clube de Leitura conforme mencionado acima, são
obrigatórios e estão relacionados as classes, sendo diferentes para cada idade
e exige um certificado por ocasião da investidura de classe, o que não acontece
com o livro do ano que é indicado um único livro para todo o clube, o
qual nem sempre é apropriado a todas as idades (6-9 anos) das crianças que
fazem parte do Clube de Aventureiros.
Abaixo você encontrará a relação dos livros do ano para Aventureiros dos últimos anos.
Caso queira deixar algum
comentário e/ou sugestão entre contato pelo E-mail: luzaventureira@yahoo.com.br
.................................................................................................................
Livro Ano 2012 – “Pingo,
o cavalo que não era cavalo”
Autor: Heather Grovet
Alex, um garoto louco por cavalos, estava prestes a ter suas orações respondidas... Mas não do jeito que ele esperava.
Ele sonhava com um cavalo que pudesse ser motivo de orgulho, como o lindo corcel negro. Mas o que ganhou era um bicho engraçado, com uma cabeça enorme, orelhas longas e desegonçadas, pernas curtas e grossas, e um rabo bem fininho - um animal conhecido como Bardoto. Seria aquilo uma brincadeira de Deus?
Alex logo descobriria que pingo era manso, divertido e rápido. Pingo era capaz de saltar muito bem. O vovô tinha razão de gostar de Pingo. Até mesmo a mamãe se animou a adotá-lo. Será que Alex daria uma chance para ele?
A história desse animal sem beleza o levará a pensar sobre o perigo de julgar pelas aparências. Também motivará você a confiar no fato de que Deus sabe o que é melhor para nós, mesmo quando entendemos os seus caminhos.
Alex, um garoto louco por cavalos, estava prestes a ter suas orações respondidas... Mas não do jeito que ele esperava.
Ele sonhava com um cavalo que pudesse ser motivo de orgulho, como o lindo corcel negro. Mas o que ganhou era um bicho engraçado, com uma cabeça enorme, orelhas longas e desegonçadas, pernas curtas e grossas, e um rabo bem fininho - um animal conhecido como Bardoto. Seria aquilo uma brincadeira de Deus?
Alex logo descobriria que pingo era manso, divertido e rápido. Pingo era capaz de saltar muito bem. O vovô tinha razão de gostar de Pingo. Até mesmo a mamãe se animou a adotá-lo. Será que Alex daria uma chance para ele?
A história desse animal sem beleza o levará a pensar sobre o perigo de julgar pelas aparências. Também motivará você a confiar no fato de que Deus sabe o que é melhor para nós, mesmo quando entendemos os seus caminhos.
Venda pelo site www.cpb.com.br custa R$ 17,90 frete
grátis.
....................................................................................................................
Travessia em Mar Aberto e os ossos misteriosos do
Egito
Autor:
Neila D. Oliveira
Aventura! O que vem à sua mente quando você lê essa
palavra? Seja no que for que você pense, certamente deve ser algo legal e
emocionante. Neste livro, através de Benjamim e Dana, você vai saber como
aconteceu a fantástica fuga do Egito e como Deus conduziu Seu povo por uma
passagem em mar aberto. Também descobrirá o que havia numa misteriosa caixa
transportada com tanto cuidado e carinho e o que o seu conteúdo representou
para essas crianças israelitas. Boa viagem!
Venda pelo site www.cpb.com.br custa R$ 16,60 frete
grátis.
..................................................................................................................
Livro do Ano 2010 - " Detetive Zack e os Segredos na Areis"
Detetive Zack e os Segredos na Areia
Autor: Jerry D. Thomas
Zack é um garoto curioso e esperto que adora acompanhar seu pai cinegrafista em suas viagens a lugares diferentes e cheios de mistérios. Desta vez, ele vai seguir a trilha de Abraão e Moisés na terra dos faraós e das esfinges. Vivendo em tendas de pelo de cabra e montando em camelos de "duas marchas", Zack e seu pai tentam desvendar novos mistérios enquanto ajudam o Dr. Doone a preparar um vídeo sobre arqueologia e pessoas famosas da Bíblia. Uma viagem para ficar na história!
Detetive Zack e os Segredos na Areia
Autor: Jerry D. Thomas
Zack é um garoto curioso e esperto que adora acompanhar seu pai cinegrafista em suas viagens a lugares diferentes e cheios de mistérios. Desta vez, ele vai seguir a trilha de Abraão e Moisés na terra dos faraós e das esfinges. Vivendo em tendas de pelo de cabra e montando em camelos de "duas marchas", Zack e seu pai tentam desvendar novos mistérios enquanto ajudam o Dr. Doone a preparar um vídeo sobre arqueologia e pessoas famosas da Bíblia. Uma viagem para ficar na história!
Venda pelo site www.cpb.com.br pelo Preço: RS 21,70 (o frete é grátis)
Download do livro: Detetive Zack e os Segredos na Areia
...................................................................................................................
O Amigo de Deus
A história começa há milhares de anos, quando Deus
precisou de um homem para uma obra especial. Felizmente, Deus encontrou a
pessoa certa para o trabalho. Abrão, que mais tarde se tornou Abraão. Abraão
jamais poderia imaginar que, seguindo a Deus, ele teria tantas aventuras.
Acompanhe a história desse homem, que se mudou para lugares estranhos,
conversou com anjos e teve seu filho Isaque aos 100 anos de idade. Sua vida foi
cheia de milagres e surpresas.
..................................................................................................................
Livro do Ano 2008 – “Deus me ama de 28 maneiras”
No que você acredita? Como adventista do sétimo dia, você
pode apresentar 28 respostas a essa pergunta. Melhor de tudo, cada resposta é
uma pequena amostra do amor ilimitado, incrivelmente e sempre presente de Deus.
Neste livro, você conhecerá meninos e meninas que estão descobrindo essas 28
formas maravilhosas pelas quais Deus nos ama e Se revela a nós cada dia.
Aproveite seu tempo com Jesus, aprendendo sobre Seu amor e aguardando o Céu que
ele preparou para você.
...................................................................................................................
Livro do Ano 2006 – “Deus e o Anjo Rebelde”
A autora faz uma criativa adaptação para crianças do clássico
livro de Ellen White, o Grande Conflito. Com uma linguagem simples e acessível,
ela descreve, capítulo a capítulo, a guerra que está em andamento em nosso
planeta, e como o bem vencerá o mal. Deus e o Anjo Rebelde é um excelente
material, que ajudará seu filho e toda a família a compreender de maneira
prática o quanto Deus ama e deseja salvar o ser humano.
.............................................................................................................
Concluída a primeira etapa do Clube
As atividades acima mencionadas estão relacionadas a Trilha Requisitos Básicos comum a todas as classes do Clube de Aventureiros.
Ao cumprir a Trilha Requisitos Básicos do Clube de Aventureiros, a criança tem a
oportunidade de adquirir o conhecimento do Voto e da Lei do Clube de
Aventureiro, bem como iniciar a leitura dos livros do Clube de Leitura.
Após
3 meses de frequência no Clube, o (a) Aventureiro(a) ao cumprir estes requisitos e
estando com o fardamento oficial completo, ele estará apto a receber o lenço
laranja, tornando-se de fato um (a) Aventureiro (a).
Nesta
Trilha o(a) Aventureiro(a) deverá sentir que o Voto e a Lei deverão fazer parte
de
sua vida, conhecer o significado e propósito dos mesmos e viver por esses
princípios. Além do que, o Clube de Leitura tem o objetivo de estimular os Aventureiros
a ler bons livros, sentir o prazer e o valor da leitura.
Ao termino da leitura dos livros do Clube de
Leitura, o (a) Aventureiro (a) conquista o direito de receber o Certificado de Leitura que receberá em uma cerimônia
especial, realizada para este fim, onde os pais (ou responsável) do (a) Aventureiro
(a) que participou da leitura dos livros juntamente com o (a) seu filho (a),
será chamado para entregá-lo a (o) criança.
Abaixo você encontrará para download a prova do lenço que é opcional, caso queira avaliar se esta primeira etapa foi bem explanada por parte do Conselheiro de Classe e se foi bem compreendida pelos Aventureiros, lembrando mais uma vez que esta prova não é obrigatória, foi posta aqui apenas como material opcional.
...............................................................................................
Classe dos Golfinhos Azuis
................................................................................................
Classe das Abelhinhas Laboriosas
As Classes dos Aventureiros recebem nomes, tem cores e simbologia bem características, seguindo um padrão comum de organização interna. Cada uma delas é dividida em quatro seções temáticas, chamadas de trilhas: Meu Deus, Meu Eu, Minha Família e Meu Mundo.
As trilhas são, por sua vez, desmembradas em duas ou três subtrilhas, também temáticas. No currículo das classes abaixo lhe será apresentado o modelo geral de trilhas e subtrilhas, utilizado como padrão em todas as Classes dos Aventureiros
A cor da Classe das Abelhinhas Laboriosas é Azul Clara, e o seu símbolo é uma abelha.
A Classe das Abelhinhas Laboriosas é destinada a crianças de 6 anos de idade e seu currículo foi elaborado de modo a estar adaptada à capacidade de realização típica desta faixa etária. Cumprindo satisfatoriamente todos os requisitos da Classe, a criança conquista o distintivo correspondente, que lhe é entregue numa cerimônia especial de investidura.
CURRÍCULO DA CLASSE ABELHINHAS LABORIOSAS
I. TRILHA : REQUISITOS BÁSICOS
- Responsabilidade:
Saber de cor o VOTO do Aventureiro
- Reforço:
Leitura dos 4 livros do Clube de Leitura das Abelhinhas
- Avaliação:
Apresentar os resumos dos livros lidos.
OBJETIVO DA TRILHA REQUISITOS BÁSICOS:
ü Sentir que o Voto e a Lei deverão fazer parte de sua vida, conhecer o significado e propósito dos mesmos e viver por esses princípios.
ü Estimular os Aventureiros a ler bons livros, sentir o prazer e o valor da leitura.
II. TRILHA : MEU DEUS
I. Seu Plano para me Salvar
Conhecer as histórias: A Criação, Inicio do Pecado, Vida e morte de Jesus, A Segunda vinda de Jesus.
II. Sua Mensagem para Mim
Cumprir a Especialidade de Bíblia I
III. Seu Poder em Minha Vida
Mostrar a gratidão a Deus través da oração.
OBJETIVO DA TRILHA MEU DEUS:
ü Facilitar o desenvolvimento de uma relação progressiva entre a criança e Deus.
ü Familiarizar a criança com a Bíblia.
III. TRILHA : MEU EU
I. Sou Especial
Através da Atividade de recorte de figuras, aprender que o papai e mamãe, o médico, os policias de trânsito e a professora cuidam dele.
II. Posso Fazer Sábias Escolhas
Identificar os seguintes sentimentos: gratidão, ciúmes, bondade, alegria, simpatia, compaixão e vingança. Aprender como lidar com esses sentimentos.
III. Posso Cuidar do Meu Corpo
Cumprir a Especialidade Especialista em Saúde.
OBJETIVO DA TRILHA MEU EU:
ü Aumentar a apreciação e cuidado por si próprios, como Deus os criou.
IV. TRILHA : MINHA FAMÍLIA
I. Tenho Uma Família
Através da Atividade de recorte e colagem de figuras aprender Que o papai e mamãe, os Avós, os irmãos e os tios formam uma família.
II. Os Membros da Família Cuidam uma dos Outros
Trabalhar o 5º Mandamento e como ele deve demonstrar amor pela sua família.
III. Minha Família Me Ajuda A Cuidar de Mim
Cumprir a Especialidade de Especialista em Segurança.
OBJETIVO DA TRILHA MINHA FAMÍLIA:
ü Levar as crianças a serem membros produtivos e felizes da família que Deus lhes deu.
V. TRILHA : MEU MUNDO
I. O Mundo dos Amigos
Responder as perguntas: Quem é um amigo? E Porque você acha que Jesus é um bom amigo?
II. O Mundo das Outras Pessoas
Através de atividade descritiva, escrever sobre o trabalho: do Pastor, da Professora da Escola Sabatina, do Diácono, e do Diretor dos Aventureiros e escrever algumas maneiras de como ele pode ajudar na igreja.
III. O Mundo da Natureza
Cumprir a Especialidade de Amigo dos Animais
OBJETIVO DA TRILHA MEU MUNDO:
ü Capacitar a criança a encarar o mundo de Deus com confiança e compaixão.
Eu coloquei a sua disposição para download os materiais que você vai precisar para ensinar a Classe das Abelhinhas Laboriosas, faça um bom trabalho.
Que Deus te abençoe. Com carinho,
Luzinete.
Material para DOWNLOAD
Manual Como Ensinar a Classe das Abelhinhas Laboriosas
Plano de aulas da Classe Abelhinhas Laboriosas
ATENÇÃO!!
Aguarde novos materiais
.................................................................................................
Classes dos Luminares
................................................................................................
Classes dos Edificadores
...............................................................................................
Classes de Mãos Ajudadoras
............................................................................................