Iniciando a Classe



PRÉ-REQUISITOS PARA SER ADMITIDO NO CLUBE DE AVENTUREIRO


Os pré-requisitos para ser aceito como membro, no Clube de Aventureiros, e receber o lenço simples de Aventureiros são estes:

1. Ter entre 6 e 9 anos de idade.
2. Estar participando do clube há pelo menos três meses e ser pontual às reuniões.
3. Estar disposto a cooperar, obedecer e participar das atividades do clube.
4. Ter o apoio e acompanhamento dos pais ou responsáveis.
5. Ter o uniforme oficial e cuidar bem dele.
6. Decorar o Voto e a Lei dos Aventureiros.
7. Conhecer o Hino e a Bandeira dos Aventureiros.
8. Ter iniciado a leitura dos livros do Clube de Leitura.







O Clube dos Aventureiros adotou dois ideais para identificar o tipo de pessoa que se envolve em sua organização: o Voto e a Lei do Aventureiro.
Princípios são como os amigos – não precisam ser muitos, mas devem ser os melhores possíveis. Os melhores princípios possíveis são simples, curtos, objetivos, mas desafiadores, requerendo elevados padrões pessoais de quem se disponha a abraçá-los.
É importante ressaltar que os ideais de que estamos falando não são “Ideais das Crianças” do Clube de Aventureiros – são os ideais de todos os Aventureiros, em geral, não importa sua idade ou função.
O Voto dos Aventureiros é uma promessa especial, que precisa ser muito bem compreendida, antes de podermos proferi-la e vivê-la – vamos estudá-la
profundamente, neste capítulo.
Isso é importante porque, como um Princípio de nossa organização, o Voto vai determinar nosso modo de viver e conviver, dentro do contexto do Clube de Aventureiros e, (para além dele), em todos os nossos outros relacionamentos. Vamos esmiuçar o voto e a lei, para entender cada um dos pedacinhos que os compõem:


O VOTO DO AVENTUREIRO:

“Por amor a Jesus, farei sempre o meu melhor.”


A LEI DO AVENTUREIRO

“Jesus me ajuda a ser: Obediente, puro, reverente, bondoso e colaborador”.



 








                                POSIÇÃO PARA O VOTO






No novo Regulamento de Uniformes da DSA, contém as orientações quanto a posição para o Voto.
Para recitar o Voto em uma programação, atividade, etc., toma-se a posição de sentido. Aquele que estiver responsável de conduzir o Voto diz: PARA O VOTO, POSIÇÃO! E todos tomam a posição de MARANATA em silêncio.
Esta saudação é composta de um gesto e atitude. Na posição de sentido levantar o antebraço direito, mão espalmada, dedos unidos, polegar recolhido à palma da mão. Os quatro dedos significam: Amar, Anunciar, Apressar e Aguardar a volta de Cristo. Polegar recolhido: Nossa reverência diante da presença de Deus.

O antebraço se desloca lateralmente em relação ao corpo, ficando perfeitamente paralelo ao corpo. A mão fica à altura do rosto, o ângulo entre o braço e o antebraço é de 450.
Quando finalizar o voto, aquele que estiver responsável diz: DESCANSAR POSIÇÃO!

Na hora dos ideais deve-se lembrar que somente o voto é feito na posição de MARANATA. Depois de proferido o voto, não existe mais comando a ser dado. Simplesmente a mão retorna à sua posição original sem comando e sem bater na perna. Os demais ideais são feitos em posição normal.
Geralmente esta saudação é usada como forma de parabenizar aqueles aventureiros após serem investidos em cerimônias de investiduras. Quando usado (e deveria ser usado mais frequentemente) como saudação, toma-se a posição e então diz: MARANATA! A contra senha seria: O SENHOR LOGO VEM!






BANDEIRA DOS AVENTUREIROS




A bandeira dos Aventureiros é muito simples. Ela contém o símbolo internacional dos Aventureiros no centro, indicando que o foco principal do Clube é o desenvolvimento das crianças através das Classes de Abelhinhas Laboriosas, Luminares, Edificadores e Mãos Ajudadoras.
A Bandeira é composta, ainda, de mais um elemento: o nome do Clube a que
pertence. Deve ser bordado ou pintado o nome do clube, em seu canto inferior direito.













             HINO DOS AVENTUREIROS



O Hino oficial dos Aventureiros, para a América do Sul e para o resto do mundo, foi composto em 1995 pelo Pastor Wanderson Paiva. Inicialmente foi preparado para ser cantado pelo clube do IAP (Instituto Adventista Paranaense), em Ivatuba, estado do Paraná. Os clubes de aventureiros estavam apenas começando e ainda não existia uma música que representasse seus ideais.
O Pr. Wanderson era o Diretor do Departamento de Música do IAP e, atendendo a um pedido dos líderes do Clube, aceitou o desafio. Descrevendo como tudo aconteceu ele diz: “Tomei um tempo para ler e estudar atentamente os ideais e objetivos dos Aventureiros. Em seguida, deixei passar um tempo para que todas as palavras encontrassem a sequência mais lógica possível dentro daquilo que se esperava de uma canção para os Aventureiros. Lembrei-me dos meus tempos de membro do Clube de Desbravadores, bem como, do orgulho com o qual cantava o Hino dos Desbravadores e participava de todas as atividades do Clube. Então com muita oração, pedi que Deus me usasse para compor uma música que pudesse transferir para os pequenos Aventureiros esta mesma experiência”.

Somos aventureiros alegres
Que confiam no amigo Jesus.
Aprendemos que sempre devemos
Ser pra todos um brilho da Luz.
Descobrimos em tudo a beleza,
E o amor de um Deus criador.
E amando a Cristo faremos
Maravilhas ao nosso redor.

O Hino dos Aventureiros deve ser cantado sempre que possível, nas reuniões
oficiais das crianças e adultos, ligados ao Clube. Isso será uma contínua recordação
dos ideais.



 








Escute o Hino dos Aventureiros em Vídeo









Faça o download do Hino dos Aventureiros









CLUBE DE LEITURA DO CLUBE DE AVENTUREIROS



               O clube de leitura é muito importância dentro do Clube de Aventureiros, ele faz parte dos requisitos das classes, começa nos Requisitos Básicos (primeira trilha do currículo a qual os Aventureiros aspirantes precisam cumprir para receber o lenço de Aventureiros) e seque as outras trilhas a medida em que elas forem vendo os assuntos em que aqueles livros vão ajudar dando um melhor suporte para compreensão do assunto estudados nas classes, exemplo: Quando na Classe de Edificadores estiver sendo dado a especialidades de FLORES, eles então deverão ler o livro Meus Amigos da Natureza Flores.
 Neste clube os livros são selecionados por assuntos e seguem a linha: NATUREZA (tem o objetivo de encucar na criança a importância e o respeito pelo mundo que Deus criou), AMIGOS E FAMÍLIA (tem o objetivo de ensinar o valor da família e dos amigos), CIENTIFICO (tem objetivo direto de ensinar que Deus é o nosso criador) e LIÇÃO MORAL (tem o interesse de ensinar valores morais através das diversas histórias, sejam elas bíblicas ou de fundo moral).
            O período de leitura poderá ser semanal começando no clube, continua em casa e termina com o conselheiro. A cada semana a criança recebe um novo livro, na devolução do atual a criança relata verbalmente e através do preenchimento de um questionário relacionado ao conteúdo do livro, o que mais gostou do livro, procurando-se sempre incentivar o lado positivo.
Os requisitos de leitura das Classes são relacionados diretamente aos tópicos que as crianças deverão cobrir no currículo dos Aventureiros. (Cada Divisão poderá selecionar e recomendar livros simples para serem usados para o cumprimento desses requisitos).
O quadro abaixo mostra um mapa do Curso de Leitura, ele serve como modelo, podendo ser modificado desde que siga os critérios sugeridos acima.
No final da Classe o Aventureiro deverá receber um Certificado de Leitura dos livros lidos.

1. CURSO DE LEITURA PARA AVENTUREIROS

MAPA SEMI-PERMANENTE


ABELHINHAS
LABORIOSAS
LUMINARES
EDIFICADORES
MÃOS
AJUDADORAS
MATERIAL DE
USO PRÓPRIO
-Bíblia para Crianças (CPB)
-Minha Biblinha (Ed. Mundo Cristão)
-Meus Amigos da Bíblia (CPB)

- Bíblia

- Bíblia
NATUREZA E
ECOLOGIA
- A Abelha e o Mel
- O Poder da Criança Que Ora
AMIGOS E
FAMÌLIA
CIENTÍFICO
LIÇÃO MORAL
- Macaco Queco
 - Fiz o Que Pude

O clube de Aventureiros deve ter uma biblioteca contendo todos os livros do Clube de Leitura, as  literaturas devem ser carimbados e registrados no Livro de secretaria(Controle de Patrimônio) especifico para este fim. Confeccione também envelopes em papel sulfite e cole no final do livro, na contracapa. Faça fichas para serem colocadas dentro destes envelopes. Esta ficha deve conter o nome do livro e o autor e abaixo linhas para anotar o nome da pessoa a quem o livro foi emprestado e a data na qual deverá ser devolvido. Ao emprestar o livro preencha esta ficha e fique com ela, para seu controle. Ao livro ser devolvido, guarde a ficha no envelope que está na contracapa até o próximo empréstimo.

2. OBJETIVOS DO CURSO DE LEITURA PARA AVENTUREIROS

1.    Familiarizar-se com os livros / literatura cristã ou instrutiva, de molde a acostuma-la com leituras de conteúdo positivo
2.    Desenvolver o gosto pela leitura em si, como uma alternativa de instrução e de lazer, em face de outras opções como televisão, vídeo game, etc.
3.    Equipar gradualmente a criança com material bíblico de sua própria propriedade, de modo  a que ele vá anotando as descobertas bíblicas que fizer, se apropriando, destas verdades, lhe dando uma experiência religiosa de cunho pessoal.
4.    Incrementar gradativamente, de maneira contínua e constante, o grau de complexidade e o tempo gasto com a leitura, de molde a fazer com que a criança mantenha o seu desenvolvimento também na leitura.

3. CRITÉRIOS PARA A ESCOLHA DE LITERATURA

Há muitos livros excelentes relativos aos assuntos abrangidos pelo currículo dos Aventureiros. A seguir, alguns princípios úteis para avaliar os livros:

  1. Aplicável à vida real - O livro deve apresentar um retrato fiel da realidade. Não deve ser demasia do trivial, sentimental ou excitante.
  2. Valores eternos - Um bom livro ajuda as crianças a compreenderem Deus, a natureza humana, ou as obras da Criação, sem parecer ser doutrinário e apelativo. Deve incrementar o entendimento da criança em algum dos seguintes aspectos: o amor de Deus e a sua relação com o ser humano, relações saudáveis entre pessoas, a natureza e a como ser seus sábios mordomos (sem ser dogmáticos, de forma apropriada para idade infantil)
  3. Moralidade positiva - O mal e o pecado são reconhecidos como tais, e recebem sua justa recompensa. O bem deve ser colocado como modelo e meta para as crianças. Linguagem torpe, sexo e violência imprópria não têm lugar num livro para as crianças.
  4. Interessante - O livro deve ser algum que o adulto também aprecie ler. (A maior parte dos bons livros infantis são também apreciados pelos adultos.) Se um adulto não o aprecia, é muito improvável que a criança irá - ou deverá apreciá-lo. Tanto para crianças como para pais. (precisamos lembrar que em alguns casos pai ou a mãe lerão o livro junto com a criança). Se os familiares acharem o livro chato, diminui a chance de que leiam para a criança. Por outro lado, raros são os livros infantis que um adulto não gosta, e que uma criança apreciaria. Assim leia pessoalmente o livro antes de recomendar, e se quiser ser mais específico faça um teste com algumas crianças.
  5. Nível apropriado - Nível adequado para idade mental, fluência na leitura, vocabulário, grau de escolaridade, (também figuras e material de confecção do livro adequados a todos estes itens anteriores). Um bom livro irá corresponder ao nível infantil de capacidade de leitura, sofisticação e interesse.
  6. Evitar dupla mensagem (conceitos conflitantes ou disfarçados): Quando tratando de assuntos reais, não mistura-los com fantasias. Quando tratando de parábolas ou histórias de fundo moral, não colocar animais ou plantas se comunicando com seres humanos (dá ideia de magia, panteísmo)

4. DICAS DE ENSINO

-    Um pai, professor,líder, Aventureiro mais velho, ou avô, poderão ler para a criança.
-    O diretor deve enviar para os pais uma carta explicando sobre o funcionamento do Clube de leitura e pedindo a participação dos mesmos. No final desse material tem um modelo desta carta.
 -   Há disponíveis muitos bons livros de história que tratam dos tópicos num ângulo verdadeiro e favorável. Todo livro novo deve ser lido cuidadosamente para se verificar se será apropriado e se está de acordo com as crenças e padrões cristãos.

5. AVALIAÇÃO

          Como sugestão para fixar a história lida, as crianças poderão responder um questionário correspondente ao assunto de cada livro lido; ou então contarão a história de cada livro ao seu conselheiro, para que este transcreva-o na folha de resumo e entregue para a secretária do Clube de Aventureiros anexar na pasta individual junto com as outras atividades do Aventureiro. Esta pasta deverá ser devolvida a criança quando esta concluir a Classe. 

..................................................................................................................

LIVRO DO ANO PARA AVENTUREIROS


É preciso que fique claro para não confundir: o "Livro do Ano para Aventureiros" não faz parte do Clube de Leitura, este livro é independente, e não está relacionado necessariamente as classes do Clube de Aventureiros. Sua leitura é apenas uma sugestão, enquanto que os livros que fazem parte do Clube de Leitura conforme mencionado acima, são obrigatórios e estão relacionados as classes, sendo diferentes para cada idade e exige um certificado por ocasião da investidura de classe, o que não acontece com o livro do ano que é indicado  um único livro para todo o clube, o qual nem sempre é apropriado a todas as idades (6-9 anos) das crianças que fazem parte do Clube de Aventureiros.

Abaixo você encontrará a relação dos livros do ano para Aventureiros dos últimos anos.


Caso queira deixar algum comentário e/ou sugestão entre contato pelo E-mail: luzaventureira@yahoo.com.br

.................................................................................................................

Livro Ano 2012 – “Pingo, o cavalo que não era cavalo”





Pingo, o cavalo que não era cavalo
Autor: Heather Grovet

Alex, um garoto louco por cavalos, estava prestes a ter suas orações respondidas... Mas não do jeito que ele esperava.
Ele sonhava com um cavalo que pudesse ser motivo de orgulho, como o lindo corcel negro. Mas o que ganhou era um bicho engraçado, com uma cabeça enorme, orelhas longas e desegonçadas, pernas curtas e grossas, e um rabo bem fininho - um animal conhecido como Bardoto. Seria aquilo uma brincadeira de Deus?
Alex logo descobriria que pingo era manso, divertido e rápido. Pingo era capaz de saltar muito bem. O vovô tinha razão de gostar de Pingo. Até mesmo a mamãe se animou a adotá-lo. Será que Alex daria uma chance para ele?
A história desse animal sem beleza o levará a pensar sobre o perigo de julgar pelas aparências. Também motivará você a confiar no fato de que Deus sabe o que é melhor para nós, mesmo quando entendemos os seus caminhos.

Venda pelo site www.cpb.com.br custa R$ 17,90 frete grátis.


....................................................................................................................


Livro do Ano 2011 – “Travessia em Mar Aberto”







Travessia em Mar Aberto e os ossos misteriosos do Egito


Aventura! O que vem à sua mente quando você lê essa palavra? Seja no que for que você pense, certamente deve ser algo legal e emocionante. Neste livro, através de Benjamim e Dana, você vai saber como aconteceu a fantástica fuga do Egito e como Deus conduziu Seu povo por uma passagem em mar aberto. Também descobrirá o que havia numa misteriosa caixa transportada com tanto cuidado e carinho e o que o seu conteúdo representou para essas crianças israelitas. Boa viagem! 

Venda pelo site www.cpb.com.br custa R$ 16,60 frete grátis.

..................................................................................................................
Livro do Ano 2010 - " Detetive Zack e os Segredos na Areis"








       Detetive Zack e os Segredos na Areia
Autor: Jerry D. Thomas


Zack é um garoto curioso e esperto que adora acompanhar seu pai cinegrafista em suas viagens a lugares diferentes e cheios de mistérios. Desta vez, ele vai seguir a trilha de Abraão e Moisés na terra dos faraós e das esfinges. Vivendo em tendas de pelo de cabra e montando em camelos de "duas marchas", Zack e seu pai tentam desvendar novos mistérios enquanto ajudam o Dr. Doone a preparar um vídeo sobre arqueologia e pessoas famosas da Bíblia. Uma viagem para ficar na história!

Venda pelo site www.cpb.com.br pelo Preço: RS 21,70 (o frete é grátis)



...................................................................................................................
Livro do Ano 2009 – “O Amigo de Deus”





O Amigo de Deus

A história começa há milhares de anos, quando Deus precisou de um homem para uma obra especial. Felizmente, Deus encontrou a pessoa certa para o trabalho. Abrão, que mais tarde se tornou Abraão. Abraão jamais poderia imaginar que, seguindo a Deus, ele teria tantas aventuras. Acompanhe a história desse homem, que se mudou para lugares estranhos, conversou com anjos e teve seu filho Isaque aos 100 anos de idade. Sua vida foi cheia de milagres e surpresas.

Preço: RS 15,80 no www.cpb.com.br (o frete é grátis)

..................................................................................................................


Livro do Ano 2008 – “Deus me ama de 28 maneiras”




Deus me ama de 28 maneiras

No que você acredita? Como adventista do sétimo dia, você pode apresentar 28 respostas a essa pergunta. Melhor de tudo, cada resposta é uma pequena amostra do amor ilimitado, incrivelmente e sempre presente de Deus. Neste livro, você conhecerá meninos e meninas que estão descobrindo essas 28 formas maravilhosas pelas quais Deus nos ama e Se revela a nós cada dia. Aproveite seu tempo com Jesus, aprendendo sobre Seu amor e aguardando o Céu que ele preparou para você.

Preço: RS 14,50 no www.cpb.com.br (o frete é grátis)

...................................................................................................................

 

Livro do Ano 2006 – “Deus e o Anjo Rebelde”  




Deus e o Anjo Rebelde

A autora faz uma criativa adaptação para crianças do clássico livro de Ellen White, o Grande Conflito. Com uma linguagem simples e acessível, ela descreve, capítulo a capítulo, a guerra que está em andamento em nosso planeta, e como o bem vencerá o mal. Deus e o Anjo Rebelde é um excelente material, que ajudará seu filho e toda a família a compreender de maneira prática o quanto Deus ama e deseja salvar o ser humano.

Preço: RS 23,50 no www.cpb.com.br (o frete é grátis)
.............................................................................................................



 Concluída a primeira etapa do Clube


As atividades acima mencionadas estão relacionadas a Trilha Requisitos Básicos comum a todas as classes do Clube de Aventureiros.
Ao cumprir a Trilha Requisitos Básicos do Clube de Aventureiros, a criança tem a oportunidade de adquirir o conhecimento do Voto e da Lei do Clube de Aventureiro, bem como iniciar a leitura dos livros do Clube de Leitura.
Após 3 meses de frequência no Clube, o (a) Aventureiro(a) ao cumprir estes requisitos e estando com o fardamento oficial completo, ele estará apto a receber o lenço laranja, tornando-se de fato um (a)  Aventureiro (a).
Nesta Trilha o(a) Aventureiro(a) deverá sentir que o Voto e a Lei deverão fazer parte
de sua vida, conhecer o significado e propósito dos mesmos e viver por esses princípios. Além do que, o Clube de Leitura tem o objetivo de estimular os Aventureiros a ler bons livros, sentir o prazer e o valor da leitura.
Ao termino da leitura dos livros do Clube de Leitura, o (a) Aventureiro (a) conquista o direito de receber o Certificado de Leitura que receberá em uma cerimônia especial, realizada para este fim, onde os pais (ou responsável) do (a) Aventureiro (a) que participou da leitura dos livros juntamente com o (a) seu filho (a), será chamado para entregá-lo a (o) criança. 
Abaixo você encontrará para download a prova do lenço que é opcional, caso queira avaliar se esta primeira etapa foi bem explanada por parte do Conselheiro de Classe e se foi bem compreendida pelos Aventureiros, lembrando mais uma vez que esta prova não é obrigatória, foi posta aqui apenas como material opcional.





...............................................................................................



Classe dos Golfinhos Azuis




................................................................................................


Classe das Abelhinhas Laboriosas




 As Classes dos Aventureiros recebem nomes, tem cores e simbologia bem características, seguindo um padrão comum de organização interna. Cada uma delas é dividida em quatro seções temáticas, chamadas de trilhasMeu Deus, Meu Eu, Minha Família e Meu Mundo.
As trilhas são, por sua vez, desmembradas em duas ou três subtrilhas, também temáticas. No currículo das classes abaixo lhe será apresentado o modelo geral de trilhas e subtrilhas, utilizado como padrão em todas as Classes dos Aventureiros
A cor da Classe das Abelhinhas Laboriosas é Azul Clara, e o seu símbolo é uma abelha.
A Classe das Abelhinhas Laboriosas é destinada a crianças de 6 anos de idade e seu currículo foi elaborado de modo a estar adaptada à capacidade de realização típica desta faixa etária. Cumprindo satisfatoriamente todos os requisitos da Classe, a criança conquista o distintivo correspondente, que lhe é entregue numa cerimônia especial de investidura.

CURRÍCULO DA CLASSE ABELHINHAS LABORIOSAS



I. TRILHA : REQUISITOS BÁSICOS

- Responsabilidade:
Saber de cor o VOTO do Aventureiro

- Reforço:
Leitura dos 4 livros do Clube de Leitura das Abelhinhas

- Avaliação:
Apresentar os resumos dos livros lidos.

OBJETIVO DA TRILHA REQUISITOS BÁSICOS:
ü  Sentir que o Voto e a Lei deverão fazer parte de sua vida, conhecer o significado e propósito dos mesmos e viver por esses princípios.
ü  Estimular os Aventureiros a ler bons livros, sentir o prazer e o valor da leitura.


II. TRILHA : MEU DEUS

I. Seu Plano para me Salvar
Conhecer as histórias: A Criação, Inicio do Pecado, Vida e morte de Jesus, A Segunda vinda de Jesus.

II. Sua Mensagem para Mim
Cumprir a Especialidade de Bíblia I

III. Seu Poder em Minha Vida
Mostrar a gratidão a Deus través da oração.

OBJETIVO DA TRILHA MEU DEUS:
ü  Facilitar o desenvolvimento de uma relação progressiva entre a criança e Deus.
ü  Familiarizar a criança com a Bíblia.          

III. TRILHA : MEU EU

I. Sou Especial
Através da Atividade de recorte de figuras, aprender que o papai e mamãe, o médico, os policias de trânsito e a professora cuidam dele.

II. Posso Fazer Sábias Escolhas
Identificar os seguintes sentimentos: gratidão, ciúmes, bondade, alegria, simpatia, compaixão e vingança. Aprender como lidar com esses sentimentos.

III. Posso Cuidar do Meu Corpo
Cumprir a Especialidade Especialista em Saúde.

OBJETIVO DA TRILHA MEU EU:
ü  Aumentar a apreciação e cuidado por si próprios, como Deus os criou.


IV. TRILHA : MINHA FAMÍLIA


I. Tenho Uma Família
Através da Atividade de recorte e colagem de figuras aprender Que o papai e mamãe, os Avós, os irmãos e os tios formam uma família.

II. Os Membros da Família Cuidam uma dos Outros
Trabalhar o 5º Mandamento e como ele deve demonstrar amor pela sua família.

III. Minha Família Me Ajuda A Cuidar de Mim
Cumprir a Especialidade de Especialista em Segurança.

OBJETIVO DA TRILHA MINHA FAMÍLIA:
ü  Levar as crianças a serem membros produtivos e felizes da família que Deus lhes deu.


V. TRILHA : MEU MUNDO

I. O Mundo dos Amigos
Responder as perguntas: Quem é um amigo? E Porque você acha que Jesus é um bom amigo?

II. O Mundo das Outras Pessoas
Através de atividade descritiva, escrever sobre o trabalho: do Pastor, da Professora da Escola Sabatina, do Diácono, e do Diretor dos Aventureiros e escrever algumas maneiras de como ele pode ajudar na igreja.

III. O Mundo da Natureza
Cumprir a Especialidade de Amigo dos Animais

OBJETIVO DA TRILHA MEU MUNDO:
ü  Capacitar a criança a encarar o mundo de Deus com confiança e compaixão.




Eu coloquei a sua disposição para download os materiais que você vai precisar para ensinar a Classe das Abelhinhas Laboriosas, faça um bom trabalho.
Que Deus te abençoe. Com carinho,

Luzinete.






Material para DOWNLOAD

Manual Como Ensinar a Classe das Abelhinhas Laboriosas
Plano de aulas da Classe Abelhinhas Laboriosas


ATENÇÃO!!

Aguarde novos materiais




.................................................................................................



Classes dos Luminares




................................................................................................



Classes dos Edificadores



...............................................................................................




Classes de Mãos Ajudadoras




............................................................................................